CURADORIA/CURATORSHIP  
       
 

LINHAS DE HISTÓRIAS
Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil

De 12 de julho, terça-feira, às 20h – até 27 de agosto de 2011
Local: Sesc Belenzinho, São Paulo

Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil é uma mostra idealizada pelo do Núcleo da Imagem e da Palavra do SESC Belenzinho, concebida por uma equipe de curadores convidados – formada por Fernando Vilela, Katia Canton e Odilon Moraes. Quarenta artistas foram convidados para apresentar ilustrações de 58 livros publicados, entre os anos de 1969 e 2010, que integram a exposição, divididos em dois grandes núcleos: Panorama e Homenagem. A arquiteta Marta Bogéa e o Estúdio Campo assinam o design expográfico de Linhas de Histórias.


 

Panorama

O núcleo Panorama - instalado no Galpão Multiuso, com espaço de 700 m² - reúne trabalhos dos principais autores de livro ilustrado do Brasil. Artistas que se destacaram pela qualidade plástica e pela percepção aguçada do universo imagético infanto-juvenil, agrupados em seis eixos temáticos que revelam as linhas expressivas da produção brasileira. O processo criativo dos autores está presente em desenhos, esboços, estudos e originais das obras.

Os trabalhos envolvidos revelam a riqueza da produção, das técnicas tradicionais, como o desenho e a pintura, às muitas possibilidades de experimentação gráfica, colagem, fotografia, e até as influências da produção artesanal, bordados, rendas e cordel. O público vai vivenciar o interior dos livros, sua construção e suas histórias, culminando na biblioteca, onde todas as obras, protagonistas desta aventura, estão à disposição para leitura e consulta.

Este núcleo é dividido em seis eixos: Livro-Imagem, Humor, Experimentais, A Tradição do Artesanato, Cultura Brasileira e Clássicos e Contos de Fada. Cada eixo engloba de sete a nove livros de um total de 39 artistas, entre eles Eva Furnari, Graça Lima, Angela Lago, Roger Mello, Nelson Cruz, Marcelo Cipis, Mariana Massarani e outros:

Livro-Imagem – É formado por dois dispositivos. Um se localiza na parede que, ao ser tocado, abre uma sequência de imagens (desenhos) dos livros. O outro fica no chão, formando uma espécie de gaveteiro que ao ser aberto revela os desenhos.

Humor- Neste eixo uma grande vitrine exibe os originas dos desenhos sem o texto do livro. Os textos correspondentes são impressos no vidro transparente que – ao ser observado – funciona como uma colagem da história na imagem original.

Experimentais – Este reproduz o intenso trabalho de pesquisa de alguns autores em busca de novos traços e técnicas de construção da imagem. Revela os processos, da origem ao trabalho final, podendo vir do recorte, do pincel, do carimbo ou de outros objetos.

A Tradição do Artesanato – Contrapondo ao núcleo Experimentais, este eixo exibe a prática da construção manual e artesanal de imagens. As obras originais, representando o universo do artesanato, ficam expostas em uma vitrine de 7 metros e, próximo a ela, foi criado o “horizonte tátil”, uma linha sensorial a 90 cm do chão, com bordados, rendas e tecidos, que dialogam com os desenhos. As texturas podem ser percebidas pelo toque do público.

Cultura Brasileira – Este eixo é formado por gavetas que contam toda a história da construção dos livros. Ela traz desde os primeiros estudos com anotações em cadernos, bonecos, testes, fotos, e pesquisas em arquivos históricos até o desenho final.

Clássicos e Contos de Fada – Formado por painéis suspensos com imagens de ambos os lados, propõe uma “conversa” entre dois artistas. Foram selecionadas histórias clássicas, pertencentes a um mesmo universo, para elucidar elos de semelhança entre os livros. Como exemplo, A Odisséia (Dave Santana e Maurício Paraguassu), releitura da obra de Homero, e Os Deuses e Seus Enigmas (André Neves), inspirada em mitos gregos, estão no mesmo painel.

Homenagem

Localizado na Área de Exposições de 315 m², o núcleo Homenagem reverencia artistas cujas obras se destacaram pelo pioneirismo e pela importância histórica, estética e autoral: Flicts, de Ziraldo, O Rei de Quase Tudo, de Eliardo França, Ida e Volta, de Juarez Machado, A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari, e Cântico dos Cânticos, de Angela Lago. Uma grande instalação cenográfica foi construída livremente, a partir dos livros e suas particularidades, para proporcionar ao público a experiência sensorial das histórias narradas.

 

 

 

 

 
Assista as reportagens sobre a mostra:
 
Globo News- Espaço aberto com Edney Silvestre
(23 minutos)
 
 
TV da Revista Crescer
(5 minutos)
 
TV Cultura - Entrelinhas - 14/08/2011 (6 minutos)
 
 
Leia também as matérias da revista Emília
 
Uma história ilustrada por Gabriela Romeu
 
Galeria de livros por Fernando Vilela
 





 
 
fevilela@gmail.com | F +55(11) 3875 6008